No início do século XIX, entre 1817 e 1819, o território brasileiro foi estudado e pesquisado pelos naturalistas alemães Johann Baptist von Spix (1781-1826) e Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868).
As expedições foram realizadas a pedido da Imperatriz Leopoldina, com o intuito de classificar o mundo natural, criar coleções e fazer descobertas sobre a fauna, a flora, clima, geografia e os costumes locais.
A saga da dupla de pesquisadores Spix & Martius gerou um levantamento inédito da nossa biodiversidade, até hoje tema de séries, exposições e estudos principalmente botânicos.
O levantamento de espécies vegetais contou com a participação de 65 especialistas de vários países e originou a Flora brasiliensis, produzida entre 1840 e 1906. Dividida em 15 volumes, a publicação abrange as 22.767 espécies catalogadas, sendo a maioria de angiospermas brasileiras, totalizando 10.367 páginas.
O que poucos sabem é que na década de 1990, as aventuras de Spix e Martius foram transformadas em programas de rádio, transmitidos em episódios pela Cultura FM.
E os arquivos da novela radiofônica "Spix & Martius" continuam disponíveis para audição e aprendizado!
Uma viagem incrível sem sair de casa!
Os áudios estão disponíveis no site da Rádio Cultura FM e podem ser acessados através de um computador. Nem todos os celulares permitem a reprodução.
Para ouvir acesse http://culturafm.cmais.com.br/spix
Por: Patrícia Dijigow
Comments