A artista Selva de Carvalho se licenciou em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em 2009 e nos anos seguintes se dedicou ao ensino da arte. Completamente envolvida em projetos sociais, aos poucos ela também passou a se dedicar a questões relacionadas ao meio ambiente. Assim, depois de dois meses de imersão na Amazônia, completamente encantada pela causa ambiental, ela se viu cada vez mais afastada do universo artístico. Mas mal sabia ela, que anos mais tarde, toda essa sua experiência se converteria na potência poética de sua obra.
Fotos: Felipe Fontoura
A natureza sempre fez parte de seu repertório e de Carvalho teve o privilégio de ser criada em espaços abertos, não concretados, como ela mesma define. Filha de um pai ambientalista, ela cresceu ouvindo sobre questões climáticas e a importância do consumo consciente. Com isso, ao longo da vida, a artista foi desenvolvendo esse lugar de presença, união e respeito com a natureza.
Em 2018, após sua experiência com a maternidade, Selva retomou sua produção artística. A experiência de ser mãe foi o estopim para que a artista paulistana voltasse a criar e o olhar sobre a natureza já parecia um caminho delineado.
Fotos: Felipe Fontoura
Para se reconectar com este universo, de forma mais consciente e responsável, ela fez alguns cursos na Escola de Botânica como o de Pigmentos Naturais e Herbário: secagem de plantas.
É com muito prazer que recebemos sua exposição individual “Jardim das Bromélias” com curadoria de Ana Carolina Ralston em nosso Projeto Vitrine. Para Selva, as bromélias sempre pareceram uma rainha e suas coroas têm a capacidade de abrigar muitas vidas dentro delas. Seu jardim de bromélias é resultado de um minucioso trabalho de observação das bromélias que habitam o espaço verde do seu ateliê e representam uma diversidade que ela espera estar presente, de alguma forma, em seus trabalhos.
Fotos: Síssi Fonseca
Fotos da exposição: Felipe Fontoura
Fotos da performance: Síssi Fonseca
Confira abaixo o bate-papo com a artista Selva de Carvalho, que contou com a participação da curadora Ana Carolina Ralston e o biólogo e botânico Anderson Santos:
A exposição Jardim das bromélias fica em exibição até o dia 18 de dezembro de 2021, de segunda à sexta, das 11 às 17h na Rua Imaculada Conceição, 30 em Santa Cecília - SP.
O Projeto Vitrine tem curadoria de Ana Carolina Ralston, coordenação de Karola Braga e apoio de Hoegaarden.
Comments