A prensagem é uma das etapas mais importantes para a preparação de amostras de plantas ou fungos para as coleções dos herbários.
Cada amostra de planta coletada é previamente identificada com informações de data, iniciais de quem realizou a coleta, família botânica e outras observações que foram realizadas em campo e anotadas em caderno com a mesma numeração da amostra.
Para a herborização, as amostras de plantas são então intercaladas entre folhas de papel, jornal, papelão e placas de alumínio, e todo o conjunto é amarrado com duas pranchas de madeira, como um sanduíche. A prensa deve ser muito bem amarrada para evitar que as amostras fiquem enrugadas.
Exemplares frescos costumam ser muito mais maleáveis, permitindo que sejam arrumados de forma a não sobrepor partes, reduzir volumes em uma única área e permitir que ambos os lados de uma folha fiquem visíveis para quem for analisar e estudar a amostra. As flores devem ser dispostas de forma a mostrar com clareza todas as suas estruturas, que são extremamente importantes para a identificação botânica.
Algumas plantas apresentam estruturas tão delicadas que devem ser rapidamente prensadas para não murcharem, como é o caso de muitas flores e plantas herbáceas. Em estudos de campo, a prensa é carregada junto com todos os materiais necessários para sua montagem logo após as coleta de amostras.
Após a montagem da prensa, todo o conjunto é levado para secagem em estufa com temperatura controlada. O controle da temperatura é fundamental para evitar que as plantas sequem ao extremo de se tornarem quebradiças. Todo o processo deve ser acompanhado regularmente, com trocas do papel e do papelão quando necessário.
Nas coleções destinadas aos herbários, o tamanho (tanto da prensa como da cartolina que irá posteriormente acomodar cada amostra - que recebe o nome de exsicata) segue medidas universais, mas para trabalhos não científicos, as prensas podem ser menores.
Quando bem secas e preservadas, as exsicatas podem durar centenas de anos e guardar informações preciosas sobre plantas do mundo todo!
Novo curso: Secagem de plantas para quadros
O novo curso Secagem de plantas para quadros vai te ensinar a aplicar as técnicas científicas de herborização para a montagem de lindos quadros.
O curso conta quem são os herbários; como realizar coletas de plantas; processos e técnicas de secagem com prensa; como evitar o ataque de pragas em amostras secas; como manusear e armazenar plantas secas e como realizar a montagem de quadros. Tudo baseado em procedimentos científicos aplicados em herbários.
- Conteúdo exclusivo da Escola de Botânica
- 4 videoaulas que juntas totalizam 1 hora e 45 min. de curso
- O certificado pode ser solicitado no fim do curso
- Acesso imediato (após a confirmação da inscrição)
- 1 ano de acesso ao conteúdo
- Apenas R$ 47,00 (pode ser parcelado em 2x no cartão)
Conheça o curso e veja o descritivo completo clicando no botão abaixo:
Comments