A Peperomia argyreia ou popularmente conhecida como peperômia, peperômia-melancia ou peperômia-zebra é uma espécie da família Piperaceae, a mesma família da pimenta-do-reino (Piper nigrum) e da pariparoba (Piper umbellatum).
Muito popular no cultivo doméstico e em jardins, é uma espécie nativa da Mata Atlântica, que pode ser encontrada nos Estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Apresenta porte herbáceo de até 25 centímetros de altura.
Suas folhas são coriáceas e brilhantes, com desenhos característicos que lembram a casca da melancia, o que gerou seu nome popular. O epíteto específico de seu nome em latim argyreia significa "prateado".
As inflorescências são espigas alongadas com flores muito pequenas.
Prefere luz abundante e indireta. Em ambientes externos deve ser cultivada à meia sombra. Excesso de rega pode causar apodrecimento de suas raízes, por este motivo é recomendado que a rega seguinte só seja realizada quando a terra estiver seca (o intervalo vai depender da região onde a planta está sendo cultivada).
O substrato ideal para seu cultivo deve ser rico em nutrientes e conter um pouco de areia para facilitar a drenagem da água.
A peperômia-melancia pode ser reproduzida por divisão da touceira.
Ilustração: Peperomia argyreia (Hook.f.) E.Morren Piperaceae
Belgique Hort., vol. 17 : p. 2, t. 2 (1851)
O gênero Peperomia abrange mais de 1400 espécies, nativas de diversas regiões das Américas do Sul, Central e do Norte, África, Ásia e Oceania.
Por: Patrícia Dijigow
#peperômia #Piperaceae #flora #cultivo #floradobrasil #Peperomiargyreia