O pau-formiga (Triplaris brasiliensis) é uma árvore da família Polygonaceae, também conhecida por diversos nomes populares: pau-de-novato, formigueiro, novateiro, paliteiro, tangarana, tachi, taquari, pajeú e novateiro-de-mato-grosso.
O nome pau-formiga foi dado em virtude de uma associação com formigas, que constroem ninhos no interior do tronco oco dessa espécie. Essa associação não prejudica a árvore, sendo considerada um exemplo de simbiose.
A espécie é nativa e não endêmica para o Brasil, e ocorre nos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. É uma espécie típica de Floresta Ciliar ou Galeria e Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial) e pode ser encontrada nos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Paraná.
O pau-formiga é uma planta de Sol pleno e se caracteriza pela copa colunar a piramidal, podendo crescer até 20 metros de altura. Suas folhas são grandes, simples, ovaladas e glabras.
Uma outra curiosidade é o fato da planta ser dióica, ou seja, existem árvores com sexos separados. As árvores femininas se destacam pelas vistosas inflorescências avermelhadas e eretas. Já nas árvores masculinas, as inflorescências são pendentes e apresentam cor branca ou amarelada.
As flores são atrativas principalmente para insetos que buscam pólen e néctar, enquanto os frutos atraem aves Psittaciformes como o periquitão, papagaio-verdadeiro e maracanã-pequena.
O cultivo deve ser realizado em solo profundo e fértil, com regas regulares. A multiplicação é feita por sementes.
Por: Patrícia Dijigow
Fontes consultadas