O pau-d'água (Dracaena fragrans) é uma espécie originária da África tropical pertencente à família Asparagaceae. Popularmente é conhecido por diversos nomes como dracena, coqueiro-de-vênus, dragoeiro, cana-india e pau-do-brasil.
De porte arbustivo e podendo atingir 15 metros de altura e 30 centímetros de diâmetro, é amplamente cultivado pela beleza de sua folhagem, sendo considerado de fácil cultivo em diferentes condições de luminosidade, seja luz difusa, meia sombra e até sol pleno.
Suas folhas são grandes e brilhantes, de formato lanceolado e podem apresentar margens lisas ou onduladas e listras longitudinais em diferentes tons de verde, dependendo da variedade ou cultivar. Conforme crescem, as folhas se curvam para baixo.
A inflorescência é uma panícula, com conjuntos globosos de flores de cor branca e rosa, intensamente perfumada (a palavra fragrans de seu nome botânico se refere ao aroma) e que atraem abelhas e beija-flores. Os frutos são bagas lisas, de cor laranja a avermelhada, contendo muitas sementes.
É muito comum no paisagismo em cercas-vivas ou maciços e é uma das plantas mais populares no cultivo em casas e apartamentos.
Necessita de solo rico em matéria orgânica e regas frequentes. Aprecia ambientes de clima mais quente e úmido, mas não tolera solo encharcado. Em locais ou estações de clima seco, pode-se borrifar um pouco de água em suas folhas para aumentar a umidade.
O nome popular pau-d'água se deve a uma forma temporária de cultivo de segmentos do tronco, para enraizar as mudas, forma que é muito comercializada. Lembramos que somente água não é suficiente para nutrir as plantas, sendo recomendado o plantio em solo ou vaso.
A multiplicação pode ser feita por alporquia ou estaquia dos ramos.
Comments