top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Foto do escritorEscola de Botânica

A história do pau-brasil


A floração do pau-brasil

O pau-brasil (Paubrasilia echinata) é uma árvore da família Fabaceae nativa e endêmica da Mata Atlântica e ocorre de forma nativa apenas nos Estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro.


Popularmente a espécie é chamada de arabutã, ibirapiranga, ibirapitá, ibirapitanga, orabutã, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado.


Pode atingir entre 15 e 20 metros de altura, apresenta acúleos que recobrem seu tronco, que internamente apresenta cor avermelhada. O nome Brasil, vem de pau-de-brasa, forma como os portugueses chamavam a árvore graças à cor da parte interna do tronco.



As folhas do pau-brasil são bipinadas e as inflorescências são terminais, agrupando de 15 a 40 flores de pétalas amarelas. A pétala central é modificada e exibe uma mancha de cor vermelha.


Devido à exploração predatória, ocorrida com a chegada dos colonizadores, a espécie quase foi levada à extinção.


Originalmente o pau-brasil era utilizado pelas comunidades indígenas brasileiras para a confecção de arcos e flechas e para pintar enfeites com o corante vermelho extraído de sua polpa.


Logo após a chegada dos portugueses, foi iniciado o chamado “ciclo econômico do pau-brasil" em 1503, sendo esta árvore o único recurso explorado pelos 30 anos seguintes. A extração da madeira para venda no mercado europeu, visava a fabricação de móveis e instrumentos musicais, e a produção de corante vermelho para tingimento de tecidos.


Regimentos e tentativas de manutenção e exploração sustentável não foram suficientes para tirar a espécie do risco de extinção: atividades econômicas como o cultivo da cana-de-açúcar e do café, aliados ao crescimento populacional e ao desmatamento da faixa litorânea, restringiram drasticamente seu habitat natural.


Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, o pau-brasil se encontra na categoria "em perigo", considerada como estando a sofrer um risco muito elevado de extinção na natureza.

Martius, C.F.P. von, Eichler, A.G., Urban, I., Flora Brasiliensis (1840-1906) Fl. Bras. vol. 15(2): (1870-1876)

A palavra brasileiro em tempos coloniais significava tirador de pau-brasil, um adjetivo para designar profissão e não origem. Os brasileiros eram originalmente criminosos banidos de Portugal. Posteriormente a palavra brasileiro passou a designar as pessoas nascidas no Brasil - o único país do mundo com nome de árvore.


Celebrado em 3 de maio, o Dia do pau-brasil foi criado em dezembro de 1978 com a Lei 6.607, que também definiu a espécie como árvore nacional.

2.891 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.

Veja nossa seleção especial de livros e gravuras

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

bottom of page