A ócna (Ochna serrulata) é uma planta originária da África do Sul e muito cultivada pelo valor ornamental da sua floração e frutificação. Pertence à família Ochnaceae e popularmente é chamada de planta-do-mickey ou planta-mickey-mouse. O gênero Ochna abrange atualmente quase 80 espécies.
De porte arbustivo e lenhoso, a ócna pode alcançar até 5 metros de altura (geralmente cresce entre 1 e 2 metros), é uma planta decídua, de caule fino, liso e de cor marrom, com ramificações cobertas por saliências de cor mais clara.
As folhas são de formato elíptico ou ovalado, de textura coriácea com as margens serrilhadas, de cor variando do bronze (quando jovens) ao verde brilhante.
As flores da ócna surgem na primavera, de cor amarela e tem duração breve, atraindo muitas abelhas e borboletas. O cálices das flores são persistentes e gradativamente mudam de cor, adquirindo um tom vermelho muito intenso.
Os frutos são bagas de cor preta quando maduros, muito apreciados por pássaros que dissipam as sementes.
Devido a facilidade de propagação de suas sementes, em algumas regiões do mundo como Austrália e Nova Zelândia, é considerada invasiva.
Em sua região nativa, as raízes da planta são conhecidas e utilizadas na medicina popular para tratamentos de problemas ósseos, principalmente em crianças.
A ócna pode ser cultivada preferencialmente ao sol, tolerando meia-sombra, com regas frequentes. Também é muito comum como cerca-viva, podendo ser cultivada em vasos. As podas devem ser realizadas após a frutificação, com o intuito de deixar o arbusto mais denso.
Por: Patrícia Dijigow
Comments