O açaizeiro ou palmeira-açaí (Euterpe oleracea) é a planta que produz o açaí: fruto de cor roxa, popular em alguns lugares do Brasil no preparo de alimentos e bebidas.
Cresce em touceiras com 4 a 8 estipes, podendo atingir de 12 a 20 metros de altura e 14 centímetros de diâmetro. Cresce melhor em áreas com abundância de sol e solo bem drenado. A palavra "açaí" tem origem no tupi "yasa'i" (fruta que chora +terra) e referência ao suco desprendido pelo seu fruto, de coloração escura. Acredita-se que seu consumo seja de tempos pré-colombianos. Podemos aproveitar todas as partes do açaizeiro: o fruto (alimento e bebida), semente (extração do óleo, adubo e confecção de artesanato), palmito (culinária e remédio natural), folhas e estipe (telhados e confecção de produtos trançados) e raiz (medicina natural). O estado do Pará é responsável por 95% da produção brasileira de açaí: fonte de alimento e de renda para populações ribeirinhas e agricultores de base familiar. O açaí é muito nutritivo, possui grande concentração de vitaminas, sais minerais, óleos e substâncias antioxidantes, como a antocianina, responsável pela cor arroxeada. A planta é uma monocotiledônea da família Arecaceae, nativa da região amazônica, abrangendo Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, Peru e Brasil.
A Ciência Botânica não classifica as palmeiras como árvores, porque as árvores possuem o crescimento do diâmetro do seu caule para a formação do tronco (crescimento secundário), que produz a madeira e tal não acontece com as palmeiras.
Palmeiras são plantas perenes, arborescentes, cujo caule cilíndrico é chamado de estipe.
Por: Patrícia Dijigov