Ananas é o nome do gênero botânico da família Bromeliaceae (que inclui as bromélias), ao qual pertencem todas as espécies de abacaxi, que são plantas nativas da América Central e do Sul. Os Ananas são conhecidos popularmente por abacaxi, abacaxi-silvestre, ananas e ananás.
São plantas terrestres, cujas suas folhas formam uma roseta aberta, que ao contrário da maioria das bromélias, não acumula água em seu tanque. As folhas são muito resistentes, geralmente pontiagudas e com muitos espinhos em suas bordas. A inflorescência é simples, ovalada e apresenta uma coroa de folhas no topo.
As flores são pequenas, geralmente rosadas ou arroxeadas. O popular abacaxi é chamado pela Botânica de pseudofruto, já que são inúmeros pequenos frutos reunidos formando uma infrutescência.
A espécie mais cultivada no mundo é a Ananas comosus, que no Brasil apresenta as variedades pérola, branco, Smooth Cayenne e jupi, todas cultivadas no território brasileiro. O Estado do Rio Grande do Norte lidera a produção nacional. A Costa Rica e o Brasil são os maiores produtores mundiais de abacaxis.
Os mini-abacaxis são plantas originadas a partir da variedade Ananas comosus var. microstachys que também ocorre no Brasil, e que passaram por métodos de cultivo, perdendo seus espinhos nas folhas para facilitar a comercialização. Na natureza é uma espécie de ananás de pequeno porte, sendo próxima do tamanho das plantas que são cultivadas atualmente.
Muito apreciados para decoração em ambientes internos, os mini-abacaxis aparecem também como “flor” de corte, por apresentar grande durabilidade. Além de peculiares os mini-abacaxis têm um forte potencial ornamental, podendo compor inclusive áreas externas como canteiros e jardineiras.
O plantio e cultivo podem ser feitos através da obtenção de mudas de uma planta matriz ou através do cultivo da coroa do abacaxi. Toda planta de ananás, após produzir o abacaxi, começa a desenvolver um broto lateral que pode ser removido e replantado para dar origem a uma nova planta.
Uma outra forma de obter mudas é através da coroa do abacaxi e para isso basta remover a coroa com parte do abacaxi e deixá-la em um copo com uma fina camada de água, apenas para hidratar a parte mais basal até que se formem raízes. Feito isso, basta transferir a pequena muda para um vaso e aguardar seu desenvolvimento.
Os mini-abacaxis podem ser plantados em vasos ou solo, desde que ricos em matéria orgânica. São plantas que necessitam de ambientes muito iluminados.
Uma curiosidade sobre as diferentes espécies de bromélias (incluindo os abacaxis) é que são ricas em bromelina: uma enzima utilizada como composto terapêutico desde 1957 e comercializada em farmácias e drogarias como anti-inflamatória, capaz de diminuir dores e inflamações provocadas por lesões de ordem muscular.
Por: Anderson Santos
Um curso prático para quem deseja trabalhar com flores
Botânica para floristas (presencial) é um curso prático, destinado para floristas, comerciantes de plantas e todas as pessoas que desejam aprender sobre flores.
São 4 atividades em um único curso: cultivo de plantas para comércio, secagem de plantas, montagem de arranjos com flores secas e montagem de arranjos com flores frescas.
O curso é ministrado pelo biólogo e botânico Anderson Santos.
Curso presencial
Conteúdo exclusivo da Escola de Botânica
Um dia inteiro de atividades teóricas e práticas no bairro Pinheiros, em São Paulo
O certificado pode ser solicitado no fim do curso
Todos os materiais utilizados nas atividades práticas já estão inclusos na inscrição
Não é necessário conhecimento prévio para ingressar
Conheça o curso e veja o descritivo completo clicando no botão abaixo: