Celebrado em 5 de junho, o Dia mundial do meio ambiente tem como objetivo principal chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.
Instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante conferência realizada em Estocolmo, em sua primeira data teve por tema central o Ambiente Humano, quando foram estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.
O consumo desenfreado desses recursos implica na perda constante de biodiversidade, afetando todas as formas de vida, inclusive nossa sobrevivência.
Dentre os problemas graves que afetam o meio ambiente através da ação humana, estão o desmatamento, o acúmulo de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, a inserção de espécies exóticas, o uso de combustíveis fósseis, a poluição, o desperdício de água e o esgotamento do solo.
Em 2024, o tema do Dia mundial do meio ambiente é focado na restauração de terras, na prevenção da desertificação e na construção de resiliência à seca, e apresenta o slogan "Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração".
A Conferência de 1972 proporcionou um grande avanço na conscientização de governantes e populações, porém ainda faltam muitas ações e mudanças no modo de tratar as questões ambientais em todo o mundo.
"A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos."
Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972.
Por: Patrícia Dijigow
Commentaires