top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Foto do escritorEscola de Botânica

As exuberantes ilustrações de Marianne North

Marianne North (1830 - 1890) foi uma naturalista e artista botânica inglesa. North sempre viajava com seu pai, que era membro do Parlamento (Hastings) e conhecido de Sir Joseph Dalton Hooker (diretor do Royal Botanic Gardens, Kew) período no qual ela realizou suas primeiras pinturas.



Após a morte de sua mãe, em 1869, prosseguiu com seu objetivo de ilustrar a flora exótica de países distantes, iniciando suas viagens em 1871-1872, rumo ao Canadá, Estados Unidos e Jamaica.


Marianne North (na foto ao lado) viajou sozinha e residiu durante um ano no Brasil, abrigada em uma cabana no interior da floresta, onde realizava suas pinturas, retratando a flora e os ecossistemas com intensos tons de rosa, amarelo, azul e vermelho, que eram sobrepostos aos rascunhos e esboços iniciais, em técnica inusitada para a época, muitas vezes sem o uso de paleta.



Apenas um século depois, outra artista britânica (Margaret Mee: 1909 - 1988) faria um feito parecido em nosso território, porém registrando uma quantidade menor de plantas.


Nas imagens a seguir as espécies Nepenthes northiana e Olearia argophylla.



North passou por Tenerife e na sequência de sua viagem ao redor do mundo, esteve na Califórnia, Japão, Bornéu, Java, Ceilão e Índia.


Seus desenhos e pinturas foram exibidos em Londres após seu retorno à Grã-Bretanha. Sua coleção foi oferecida ao Royal Botanic Gardens em Kew, com a construção de uma nova galeria inaugurada em 1882.


O interior da Marianne North Gallery, Kew Gardens, Londres

Charles Darwin foi quem sugeriu que Marianne conhecesse a Oceania, viagem realizada em 1880 e que rendeu novos registros da flora da Austrália e da Nova Zelândia. Ela ainda viajou para a África do Sul, trabalhou em Seychelles e no Chile. Sua galeria em Kew ganhou novas salas.

Em seu trabalho, Marianne North deixou registrou aproximadamente 727 gêneros (quase 1.000 espécies) de plantas, sendo algumas pouco conhecidas e estudadas.


Capa do livro lançado pela Editora Sextante

O livro A viagem ao Brasil de Marianne North (lançado pela Editora Sextante) reúne 112 pinturas a óleo, realizadas entre 1872 e 1873. Seus traços são de muita personalidade e trazem modernidade, sendo um marco que difere muito dos registros dos naturalistas do século XIX.

Veja mais sobre sua trajetória e trabalho nos vídeos abaixo:





Por: Patrícia Dijigow

1.550 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Os comentários foram desativados.

Veja nossa seleção especial de livros e gravuras

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

bottom of page