A Dantes Editora atua há mais de 26 anos, publicando livros sobre a cultura brasileira e conhecimento das plantas, se especializando nas tradições e cosmovisão dos povos originários do Brasil.
Algumas publicações da Dantes são transformadas em ciclos de estudos, exposições, encontros e muito mais, promovendo a aproximação de perspectivas mais naturais, mais vegetais e menos antropocenas, para propagação de conhecimentos e saberes tradicionais.
Os trabalhos dos últimos 10 anos são frutos de uma profunda imersão na escola viva do povo Huni Kuin que habita a floresta Amazônica, na região do Acre. O projeto Una Shubu Hiwea, que envolve a transmissão de memória, é coordenado por pajés, e resultou na edição de livros, em exposições, oficinas, assembleias e ações coletivas de compartilhamento de benefícios entre 36 aldeias dos rios Jordão e Tarauacá.
O contato com este imenso saber dos povos indígenas foi a inspiração para a concepção do Selvagem – um ciclo de estudos sobre a vida, que aborda conhecimentos indígenas e científicos, desenvolvido por Anna Dantes, orientado por Ailton Krenak, produzido por Madeleine Deschamps e realizado por um coletivo que envolve parceiros, apoiadores, participantes, voluntários e público.
O livro Antes o mundo não existia, é um dos exemplos de produção da Dantes, que traz narrativas míticas do povo Desana, resgatadas a partir de registros que foram transcritos, traduzidos e revisados por Berta Gleizer Ribeiro, em 1978, durante uma viagem ao Rio Negro para pesquisar o trançado indígena. Berta se encontrou com os dois indígenas Desana responsáveis pelo registro da mitologia de seu povo.
Em 1995, foi novamente editado e publicado pelo ISA – Instituto Socioambiental, desta vez destinado prioritariamente ao público indígena da região.
Em 2018, com atualização de termos e linguagem, uma nova edição trouxe as ilustrações de Tõrãmü Këhíri inseridas ao longo dos textos, com o acréscimo de novos desenhos.
De autoria de Umusï Pãrõkumu (ou Firmiano Arantes Lana) e seu filho Tõrãmü Këhíri (ou Luiz Gomes Lana), ambos de grupos de descendência dos Desana, o livro engloba histórias passadas ao longo de gerações e de outros povos das famílias linguísticas Arawak e Maku, da região do rio Negro.
Esses registros preservam tradições, línguas e costumes em diferentes aspectos culturais, respeitando a diversidade e pluralismo que devem ser amplamente divulgados para preservação da riqueza cultural do Brasil.
O livro pode ser adquirido diretamente com a Dantes Editora através do link abaixo:
Conheça mais sobre o Selvagem - ciclo de estudos sobre a vida no:
Comments