top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Foto do escritorEscola de Botânica

Jambeiro-vermelho


As flores do jambeiro-vermelho possuem numerosos estames.

O jambeiro-vermelho (Syzygium malaccense) é uma árvore que pertence à família Myrtaceae, que inclui espécies como a goiabeira, pitangueira, jabuticabeira e o eucalipto. Cresce entre 5 e 20 metros de altura.


Popularmente também conhecido como jambeiro, jambo-de-malaca, jambo-rosa, jambo-vermelho, jambo-roxo, jambroche e eugenia, é uma espécie originária da Indochina e Indonésia (nativa do arquipélago de Bismarck, Camboja, Laos, Malásia, Mianmar, Nova Guiné, Queensland, Ilhas Salomão, Tailândia, Vanuatu e Vietnã) e introduzida na África e nas Américas. No Brasil pode ser encontrado no Norte e Nordeste do país e nas regiões quentes do Sudeste.


As folhas do jambeiro-vermelho são simples e opostas, de cor verde-escura, glabras e lustrosas na face superior. Medem entre 15 e 30 centímetros de comprimento.



A planta também é cultivada no paisagismo e sua abundante floração proporciona um lindo espetáculo. As flores apresentam numerosos estames de cor vermelho-púrpura e surgem entre os meses de abril e junho. Uma única árvore é jambeiro é capaz de produzir aproximadamente 85 quilos de frutos.


Os jambos-vermelhos - os frutos do jambeiro são drupas carnosas e apresentam formato de pera e coloração intensamente vermelha quando maduros. Medem entre 6,37 e 7,85 centímetros de comprimento e entre 3,96 e 6,22 centímetros de diâmetro. São consumidos ao natural ou como ingrediente de refresco, compotas e geleias. A polpa é de cor branca e apresenta sabor adocicado e levemente ácido.


O fruto é rico em vitaminas A, B1 e B12, cálcio, ferro, fósforo, antocianinas e carotenoides. A principal antocianina encontrada no jambo-vermelho é a cianidina 3-glicosídeo e entre os carotenoides, destacam-se o licopeno e β-caroteno.



O jambeiro também é empregado na produção de corantes naturais pelas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.


A propagação do jambeiro pode ser feita por sementes, estaquia e alporquia.


O gênero Syzygium abrange outras espécies de jambo (como os jambeiros de flores brancas e frutos cor-de-rosa ou amarelos) e também o cravo-da-índia e o jamelão.



Por: Patrícia Dijigow




Leituras relacionadas:


Antocianinas: o filtro solar das plantas


A história do cravo-da-índia

1.205 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Veja nossa seleção especial de livros e gravuras

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

bottom of page