top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Foto do escritorEscola de Botânica

Íris-da-praia: uma flor efêmera



A íris-da-praia (Trimezia coerulea) é um planta herbácea da família Iridaceae, nativa e não endêmica do Brasil, encontrada na Mata Atlântica e muito popular em jardins e canteiros.


Popularmente também é conhecida por lírio-roxo, lírio-roxo-das-pedras, doze-apóstolos e falso-íris. Sua folhagem em forma de leque com folhas lanceoladas é muito ornamental e de baixa manutenção, com adubações regulares.


Atinge até 1 metro de altura e pode ser cultivada em maciços ou em conjuntos com outras plantas ou como bordadura, a pleno sol ou meia sombra. É uma planta que apresenta tolerância ao frio e pode ser facilmente multiplicada por divisão da touceira e pelas mudas que são geradas na sua base.



A floração é abundante durante a primavera e verão, e suas flores são grandes e de coloração azul a lilás, levemente perfumadas, com tépalas internas e externas diferenciadas, organizadas em duas séries: as tépalas externas são maiores do que as internas e ambos os conjuntos podem ter marcas de cor marrom-arroxeada na base.


As flores são polinizadas por insetos como abelhas, moscas e borboletas e têm curta duração, de cerca de 18 horas.

Ilustração: Curtis, W., Botanical Magazine (1800-1948)

Bot. Mag. vol. 92 (1866)



O gênero Trimezia foi publicado pela primeira vez com a descrição por William Herbert, em 1844. O nome do gênero é derivado das palavras gregas "tri", que significa "três", e "meze" que significa "maior".


Na classificação botânica, este gênero é colocado na tribo Trimezieae (subfamília Iridoideae), mas o número de gêneros que esta tribo abrange passou por muitas variações. Antes de 2008, a tribo abrangia os gêneros Trimezia, Neomarica e Pseudotrimezia.


Novos estudos filogenéticos moleculares levaram a uma reorganização e em maio de 2019 os gêneros Neomarica, Pseudiris e Pseudotrimezia foram colocados dentro do gênero Trimezia. Por este motivo, a planta, antes chamada Neomarica coerulea passou a ser chamada Trimezia coerulea.



Por: Patrícia Dijigow




5.870 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.

Veja nossa seleção especial de livros e gravuras

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

bottom of page