top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Foto do escritorEscola de Botânica

Hooker, o botânico e amigo de Charles Darwin

Atualizado: 24 de ago. de 2021


O botânico, explorador e naturalista inglês Sir Joseph Dalton Hooker nasceu em 1817 em Suffolk (Inglaterra), foi o mais importante botânico britânico do século XIX, colaborador e amigo próximo de Charles Darwin, com o qual trocava novas ideias sobre especiação e evolução.


Cursou Medicina na Universidade de Glasgow, onde seu pai (Sir William Jackson Hooker, 1785-1865) era professor de Botânica. Aos 22 anos foi escolhido para participar da expedição comandada por Sir James Clark Ross à Antártida em busca da posição do Pólo Sul Magnético, como cirurgião-ajudante à bordo do navio HMS Erebus.


Por seu conhecimento em Botânica, no segundo ano da expedição, foi promovido botânico oficial da expedição. O resultado dos três anos da viagem, renderam volumes de Flora Antarctica (1844–1847), Flora Novae-Zelandiae (1851–1853) e a Flora Tasmaniae (1853–1859).


Na sua viagem, encontrou fósseis de plantas, e junto com o seu amigo Charles Darwin, percebeu a importância do estudo das rochas para a determinação da evolução das espécies, se revelando um entusiasta da paleobotânica por toda a vida.


Em busca de novas plantas, em nova viagem de exploração teve como destino aventureiro as fronteiras do norte da Índia (1847–1851). O relato desta expedição foi publicado sob o título de The Himalayan Journals, em Calcutá.


Após o regresso, em colaboração com Thomas Thompson, se dedicou à publicação da série de volumes Flora Indica (1855). Ao longo de sua carreira e novas expedições, publicou muitas outras obras como Rhododendrons of Sikkim-Himalaya (1849–1851), ilustradas com litografias de Walter Hood Fitch, Introductory Essay to the Flora Tasmaniae, Vegetation of the Indian Empire, Students Flora of the British Isles e a monumental Genera plantarum (1860–1883).



Em 1855 foi nomeado diretor adjunto do Royal Botanic Gardens, Kew (Kew Gardens), e em 1865 sucedeu a seu pai no lugar de diretor, permanecendo pelos vinte anos seguintes. O dedicado trabalho da família Hooker trouxe renome mundial ao Kew Gardens. Aos 30 anos foi eleito membro da Royal Society e em 1873 foi escolhido presidente, cargo mantido até 1877. Junto com o geólogo Sir Charles Lyell, foi um dos primeiros apoiadores e defensores da obra A Origem das Espécies (Charles Darwin) em 1859.


Royal Botanic Gardens, Kew
Royal Botanic Gardens, Kew

Hooker faleceu em Londres em 1911, tendo em sua vida recebido medalhas honoríficas: Real, Copley e a Medalha Darwin, além da Ordem de Mérito, a mais alta condecoração britânica.


Por: Patrícia Dijigow


558 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.

Veja nossa seleção especial de livros e gravuras

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

bottom of page