A catalogação de espécies da flora do Brasil data de séculos atrás, quando naturalistas estrangeiros, visitantes ou residentes no país, coletavam amostras vegetais que eram enviadas para herbários europeus, com o intuito de estudar a flora e o seu potencial de utilização.
Nos séculos XVIII e XIX, os naturalistas Martius e Spix coordenaram o maior levantamento das plantas brasileiras catalogando mais de 22.000 espécie descritas na Flora brasiliensis (Martius, Eichler & Urban 1840 –1906).
O Programa REFLORA/CNPq é uma iniciativa cujo objetivo principal é o resgate de imagens dos espécimes da flora brasileira e das informações associadas, depositadas nos herbários estrangeiros para a construção do Herbário Virtual Reflora.
O projeto Flora do Brasil On-line 2020 completou dez anos em maio de 2020 e com a atualização dos dados das espécies da flora brasileira, temos reconhecidas até o momento 4.758 espécies de Algas, 32.686 de Angiospermas, 1.548 de Briófitas, 5.720 de Fungos, 25 de Gimnospermas e 1.358 de Samambaias e Licófitas. Esse número continua a crescer com as atualizações do banco de informações.
Veja o vídeo de divulgação dos 10 anos da Flora do Brasil.
Junto com o Herbário Virtual Reflora, o projeto Flora do Brasil 2020 é parte integrante do Programa Reflora, realizado com o apoio do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr).
Atualmente o projeto conta com quase 900 pesquisadores que trabalham em rede e que são responsáveis pelas monografias, informações da nomenclatura, distribuição geográfica e outros dados dados valiosos sobre formas de vida, substrato e tipos de vegetação das espécies estudadas.
O sistema do programa Reflora já digitalizou mais de 3,7 milhões de amostras de plantas de acervos de herbários nacionais e estrangeiros. O acervo digital integra informações sobre as espécies ameaçadas da nossa flora, permitindo acesso a imagens de exsicatas, plantas vivas e ilustrações científicas.
Para saber mais sobre a história do projeto, assista ao vídeo de animação dirigido por Marcelo T. Kubo. (@kubomarcelo).
Conheça o site da Flora do Brasil On-Line 2020: http://www.floradobrasil.jbrj.gov.br
Por: Patrícia Dijigow
Comments