O estiolamento é uma condição muito comum, principalmente em cactos e suculentas que são colocadas em situações inadequadas de luz. Por serem plantas que necessitam de muitas horas de luz solar direta, em condições de pouca luminosidade, essas plantas tentam acessar mais luz.
A solução encontrada pela planta é alterar seu crescimento, o que muda radicalmente seu formato: o caule fica muito mais alongado, assim como o espaçamento entre as folhas, fazendo com que a planta perca sua aparência típica.
O estiolamento é muito evidente em suculentas que tem formato de roseta achatada e que nessa condição de stress adquirem rapidamente um formato muito alongado, assim como cactos que passam a crescer com a extremidade muito mais fina, perdendo seu formato robusto.
Esse crescimento não é saudável para a planta, que se torna fraca, apresenta folhas mais claras e gera um grande stress metabólico e perda da vitalidade.
Quando a sua suculenta começar a apresentar esses sinais, uma solução é transferi-la para um local onde receba mais luz.
Por: Patrícia Dijigow