No Brasil as espécies Dracaena zeylanica e Dracaena trifasciata são conhecidas em boa parte do país pelos nomes populares espada-de-são-jorge e espada-de-santa-barbara, respectivamente. Anteriormente, essas plantas eram identificadas como pertencentes ao gênero Sansevieria, não mais aceito.
Dracaena é um gênero botânico da família Asparagaceae, cuja maioria das espécies é nativa da África e Ásia.
Há muitas outras espécies cultivadas no Brasil sendo difícil afirmar, principalmente pelo elevado número de híbridos, o nome real das espécies. Os nomes populares variam muito e por isso, em diferentes lugares, são conhecidas por nomenclaturas populares diferenciadas.
De fácil cultivo, são plantas extremamente adaptáveis a diferentes tipos de solo, ambientes, intensidades de luminosidade e que acabou ganhando a fama de ser uma planta que "limpa o ar" ou libera oxigênio, e por isso fácil para cultivo doméstico. Vale lembrar que todas as plantas liberam oxigênio, evento que faz parte do metabolismo e que essa informação sensacionalista popularizou ainda mais seu cultivo no mundo todo.
Apresenta reprodução sexuada mas também tem grande facilidade em se reproduzir através dos rizomas e por isso é comum notar tantos brotos nascendo constantemente.
As flores que abrem no entardecer, possuem pétalas brancas, às vezes levemente esverdeadas e exalam um perfume adocicado. Os frutos são carnosos e de coloração alaranjada quando maduros - e não são comestíveis! Trata-se de uma planta tóxica se ingerida.
Acima, diversas imagens da floração e frutificação da espada-de-são-jorge. Na imagem de fundo quadriculado, detalhe do fruto inteiro e em corte.
Por: Patrícia Dijigow
#espadadesãojorge #espadadesantabarbara #Asparagaceae #Dracaenazeylanica #flora #Dracaenatrifasciata