A Embaúba (Cecropia sp.) é uma árvore nativa e não endêmica do Brasil que pertence à família Urticaceae, encontrada na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.
Seus nomes populares embaúva, imbaúba, umbaúba, imbaíba, ambaúba e embaíba são originárias de termo tupi que significa "árvore oca". Também é conhecida por árvore-da-preguiça e umbaúba-do-brejo.
Como possuem caule e ramos ocos, vivem em simbiose com formigas, especialmente as do gênero Azteca, que habitam o seu interior e que as protegem de animais herbívoros
Ao todo o gênero Cecropia abrange 65 espécies, distribuídas entre o México e a Argentina. Várias dessas espécies são conhecidas por embaúba, sendo Cecropia pachystachya a de maior abrangência, que pertence ao estrato das plantas pioneiras da Mata Atlântica e é utilizada na regeneração natural da Mata Atlântica e Cerrado.
Suas folhas são grandes e divididas em lóbulos, apresentando a parte inferior branca. Atinge até 15 metros de altura.
É uma árvore de grande importância para a fauna, como abrigo e fonte de alimento, sendo muito visitada por animais como aves, macacos e morcegos que se alimentam dos frutos e dispersam suas sementes. Floresce nos meses de setembro e outubro, sendo polinizada por abelhas.
Por: Patrícia Dijigow