Estudar os tecidos e estruturas internas das plantas permite entender como ocorrem diversos processos responsáveis pelo crescimento das plantas.
Ao observarmos cortes histológicos de diversos tecidos vegetais, podemos compreender aspectos sobre a fisiologia vegetal, crescimento, transporte de água e solutos, trocas gasosas, proteção, hábito da planta (herbácea, lenhosa, etc) e atuação de muitos hormônios vegetais e outras substâncias que as plantas são capazes de produzir.
A mitose é o processo de divisão celular no qual uma célula dá origem a outras duas, sendo todas com o mesmo número de cromossomos - o material genético. Os processos de reprodução assexuada, crescimento e regeneração ocorrem por mitose.
Na imagem acima, temos um detalhe do corte longitudinal da ponta da raiz de cebola (Allium cepa) evidenciando esse tipo de divisão celular em grande intensidade no tecido vegetal que recebe o nome de meristema radicular. A extremidade da raiz também é chamada de zona de multiplicação celular.
Esse meristema é o tecido responsável pela produção de novas células e pelo crescimento da raiz. A extremidade da raiz é protegida por um conjunto de células parenquimáticas vivas denominado coifa, que ajuda a raiz a penetrar no solo, através da produção de substâncias mucilaginosas e a protege de possíveis danos causados pelo atrito com o solo.
Por: Patrícia Dijigow