top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Foto do escritorEscola de Botânica

Centáurea: uma planta terapêutica



A centáurea (Centaurea cyanus) é uma planta de porte herbáceo, nativa da região centro-leste do Mediterrâneo (Albânia, Bulgária, Ilhas do Mar Egeu Oriental, Grécia, Itália, Líbano-Síria, Romênia, Sicília, Turquia e Iugoslávia) e pertencente à família Asteraceae. Foi introduzida em muitos países, principalmente no Hemisfério Norte. O gênero Centaurea abrange mais de 700 espécies.


Em inglês é chamada de "cornflower" e em Português é conhecida por marianinha ou escovinha, sendo cultivada como bordadura ou maciços, compondo cenários tipicamente campestres. Pode ser cultivada em vasos ou jardineiras, sempre a sol pleno e em substrato rico em matéria orgânica. Atinge de 40 centímetros a 1 metro de altura.



Suas folhas têm formato afilado e são de coloração acinzentada, assim como seus caules.

As inflorescências são capítulos que se destacam pela intensa cor azul. Existem centáureas com flores simples, dobradas e de diversas cores, entre elas branca, rosa, vermelha e roxa e também variedades anãs, de porte menor. As flores são polinizadas por insetos como abelhas, moscas e borboletas.


As lígulas das minúsculas flores que compõem a margem do disco floral são comumente utilizadas secas para dar cor às infusões mistas ("blends") ou ainda para finalizar pratos, saladas e sobremesas, podendo ser consumidas cruas, secas ou cozidas, desde que cultivadas de forma orgânica.



O pigmento que confere a cor azul é uma protocianina, um pigmento antocianina que também é encontrado nas rosas. Várias antocianinas derivadas da centáurea são utilizadas como aditivos naturais em produtos alimentícios ou em cosméticos.


Entre os compostos ativos estão flavonoides, antocianinas e ácidos aromáticos - por este motivo, é uma das únicas plantas destiladas para obtenção de hidrolato (ela não rende óleo essencial). O hidrolato é muito útil para lavar os olhos, ou em compressas para olhos irritados (utilizado na França como colírio natural), podendo também ser usado como tônico facial para pele madura e seca.


As folhas e as sementes também são usadas na Fitoterapia e para fins farmacológicos, em menor grau. Os extratos das inflorescências também são muito utilizados como auxiliares em casos de inflamações oculares.


O plantio da centáurea tem sido indicado para fitorremediação de solos contaminados com chumbo.


Por: Patrícia Dijigow




Leitura relacionada:









1.788 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Veja nossa seleção especial de livros e gravuras

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

bottom of page