A centáurea (Centaurea cyanus) é uma planta de porte herbáceo, nativa da região centro-leste do Mediterrâneo (Albânia, Bulgária, Ilhas do Mar Egeu Oriental, Grécia, Itália, Líbano-Síria, Romênia, Sicília, Turquia e Iugoslávia) e pertencente à família Asteraceae. Foi introduzida em muitos países, principalmente no Hemisfério Norte. O gênero Centaurea abrange mais de 700 espécies.
Em inglês é chamada de "cornflower" e em Português é conhecida por marianinha ou escovinha, sendo cultivada como bordadura ou maciços, compondo cenários tipicamente campestres. Pode ser cultivada em vasos ou jardineiras, sempre a sol pleno e em substrato rico em matéria orgânica. Atinge de 40 centímetros a 1 metro de altura.
Suas folhas têm formato afilado e são de coloração acinzentada, assim como seus caules.
As inflorescências são capítulos que se destacam pela intensa cor azul. Existem centáureas com flores simples, dobradas e de diversas cores, entre elas branca, rosa, vermelha e roxa e também variedades anãs, de porte menor. As flores são polinizadas por insetos como abelhas, moscas e borboletas.
As lígulas das minúsculas flores que compõem a margem do disco floral são comumente utilizadas secas para dar cor às infusões mistas ("blends") ou ainda para finalizar pratos, saladas e sobremesas, podendo ser consumidas cruas, secas ou cozidas, desde que cultivadas de forma orgânica.
O pigmento que confere a cor azul é uma protocianina, um pigmento antocianina que também é encontrado nas rosas. Várias antocianinas derivadas da centáurea são utilizadas como aditivos naturais em produtos alimentícios ou em cosméticos.
Entre os compostos ativos estão flavonoides, antocianinas e ácidos aromáticos - por este motivo, é uma das únicas plantas destiladas para obtenção de hidrolato (ela não rende óleo essencial). O hidrolato é muito útil para lavar os olhos, ou em compressas para olhos irritados (utilizado na França como colírio natural), podendo também ser usado como tônico facial para pele madura e seca.
As folhas e as sementes também são usadas na Fitoterapia e para fins farmacológicos, em menor grau. Os extratos das inflorescências também são muito utilizados como auxiliares em casos de inflamações oculares.
O plantio da centáurea tem sido indicado para fitorremediação de solos contaminados com chumbo.
Por: Patrícia Dijigow
#centaurea #Asteraceae #antocianinas #plantasterapeuticas #Centaureacyanus
Leitura relacionada: