Bauhinia é um gênero de plantas da família Fabaceae que popularmente abrange as espécies conhecidas por pata-de-vaca, em virtude do formato bilobado da folha. O gênero foi criado por Linnaeus em homenagem aos irmãos suíços médicos e botânicos Jean Bauhin (1541- 1613) e Gaspard Bauhin (1550 -1624).
A Bauhinia forficata é uma espécie caducifolia (as folhas caem), nativa da Mata Atlântica e que ocorre nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Também é conhecida como pata-de-vaca-branca, pata-de-boi ou mão-de-vaca.
Pode crescer entre cinco e nove metros de altura, apresenta tronco canelado, de cor clara, tortuoso e delgado e copa aberta. As folhas são alternas e coriáceas, medindo entre 8 e 12 centímetros. Ramos jovens apresentam dois espinhos curvos como estípulas na base do pecíolo.
Suas flores são brancas, vistosas e melíferas, dispostas em racemos axilares que surgem entre os meses de setembro e outubro. As pétalas podem medir até nove centímetros de comprimento e possuem dez estames longos.
Os frutos são vagens achatadas e deiscentes, que medem até 20 centímetros de comprimento e 2,5 centímetros de largura, contendo entre 5 e 10 sementes achatadas e escuras, com 1 centímetro de comprimento.
Esta espécie não deve ser confundida com a Bauhinia variegata, de flores com pétalas lilases e que embora seja uma das mais populares na arborização urbana, é de origem asiática.
Por: Patrícia Dijigow
#floradobrasil #Bauhinia #patadevaca #Fabaceae #Bauhiniaforficata