Asplenium é um gênero de plantas terrestres da família Aspleniaceae (Filo Tracheophyta), que abrange mais de 700 espécies, e são conhecidas popularmente por asplênio, ninho-de-passarinho ou ninho-de-ave, devido à forma de roseta de distribuição das folhas.
São plantas que apresentam parentesco com as samambaias e se reproduzem por esporos. Quando surgem padrões lineares ou oblongos no verso das folhas (e que muitas pessoas imaginam se tratar de alguma praga ou doença) é um indício que a planta está na fase reprodutiva: essas estruturas recebem o nome de soros e o padrão de distribuição varia conforme a espécie (fotos abaixo).
Existe uma grande variedade de asplênios, com folhas lisas ou onduladas. Um dos mais famosos no cultivo de plantas é o Asplenium nidus, de origem asiática. É uma planta epífita, hemiepífita, rupícola ou terrícola, perene com folhas longas e brilhantes de grande valor ornamental, que nascem enroladas. Seu crescimento é lento mas pode atingir até 90 centímetros de comprimento.
Deve ser cultivado à luz difusa, em solo rico em matéria orgânica e necessita de regas regulares, sem encharcar o solo. Por este motivo, o solo deve ser drenável e ao mesmo apresentar boa capacidade para retenção da água, o que é conseguido com materiais porosos como fibra de coco.
O asplênio é uma planta que prefere calor e não tolera frio. Sua multiplicação pode ser feita por divisão da touceira, desde que seja preservada a estrutura completa da planta: as mudas devem conter folhas, caule (que é curto) e raízes.
Ilustração: Asplenium scolopendrium
The British ferns, or, Coloured figures and descriptions with the needful analyses of the fructification and venation of the ferns of Great Britain and Ireland
London :Lovell Reeve,1861.
Embora comercialmente seja vendida como asplênio, a samambaia-crocodilo, de nome botânico Microsorum musifolium pertence à família Polypodiaceae, é uma espécie distinta, nativa da Ásia tropical, principalmente da Malásia.
Por: Patrícia Dijigow
Leitura relacionada:
留言