As alocasias são plantas que pertencem à família Araceae - a mesma família que abriga diversas plantas popularmente cultivadas em casas e apartamentos, como filodendro, lírio-da-paz, antúrio, caládio e a costela-de-adão.
Existem quase noventa espécies pertencentes ao gênero Alocasia, com origens na Ásia e Austrália, encontradas em regiões de clima mais quente e com muita umidade. Essas espécies variam em diversas características como brilho e cor das folhas, formato das folhas, tamanho e presença de margens serrilhadas, por exemplo.
A Alocasia sanderiana (nativa das Filipinas) é uma das espécies que deu origem a alguns híbridos e cultivares, produzidos a partir do seu cruzamento com outras espécies do gênero.
A Alocasia x amazonica, também chamada de cara-de-burro ou punhal-malaio, apresenta porte e folhas maiores e com recortes bem salientes e o híbrido "polly" possui tamanho reduzido. Ambas são as mais comuns no cultivo doméstico.
A Alocasia x amazonica atinge até mais de um metro de altura e pode ser plantada em vasos ou jardins, sendo considerada uma opção bem ornamental por sua folhagem verde escura e brilhante com nervuras brancas.
As plantas do gênero Alocasia apreciam locais com luz indireta, podendo ser cultivadas em ambientes externos e internos, apresentando grande versatilidade. A incidência direta de luz pode queimar as folhas.
As alocasias apreciam solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. As regas devem ser frequentes, para manter o solo úmido.
Em estações ou ambientes de ar seco, é recomendado borrifar água nas folhas.
Por: Patrícia Dijigow