Muito popular na arborização urbana em cidades das regiões Sudeste e Sul do Brasil, o alfeneiro (Ligustrum lucidum) é uma árvore de folhas perenes, também conhecida como ligustro, alfeneiro-da-china, alfeneiro-brilhante e alfeneiro-de-rua. O alfeneiro é nativo de regiões da Eurásia e do noroeste da África.
O alfeneiro pertence à família Oleaceae e pode atingir até 10 metros de altura. Apresenta folhas brilhantes, simples e glabras. As inflorescências são panículas terminais com numerosas flores brancas e pequenas, que são polinizadas por insetos.
Sua escolha para a arborização urbana se deve a fatores como rápido crescimento, grande potencial de regeneração (podas), resistência à pragas e sombreamento proporcionado por sua copa densa.
No entanto, seus frutos carnosos de coloração arroxeada, produzidos em abundância são atrativos para a avifauna, gerando invasão biológica da espécie em áreas naturais. O alfeneiro se reproduz por sementes e por estaquia.
É uma planta altamente suscetível à infestação por Tripodanthus acutifolius, a popular erva-de-passarinho, uma planta hemiparasita nativa que se aproveita da seiva bruta da planta hospedeira.
O gênero Ligustrum abrange 45 espécies.
Por: Patrícia Dijigow