top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Foto do escritorEscola de Botânica

A inflorescência da alface


A inflorescência da alface.

A alface (Lactuca sativa) é uma hortaliça que pertence à família Asteraceae (que inclui também a chicória, escarola, almeirão e alcachofra).


Sua origem é da região que abrange desde o Mediterrâneo até a Sibéria. Seu processo de domesticação teve início no antigo Egito. No Brasil é uma espécie naturalizada, que foi trazida pelos portugueses no século XVI.


É uma planta herbácea, seu tamanho varia entre 15 e 30 centímetros. Seu caule é curto, com as folhas arranjadas em forma de roseta. Suas folhas, que são as partes que consumimos, diferem em cor, textura e sabor, conforme a variedade: americana, crespa, romana, roxa, lisa, frisada e mimosa, por exemplo. 

O que raramente vemos é sua inflorescência tipo capítulo, porque quando a planta floresce, adquire sabor amargo e se torna inadequada para o consumo, portanto invendável. 


Por este motivo, as alfaces cultivadas são colhidas antes que atinjam a fase de maturação, período que pode levar entre 65 e 130 dias: em temperaturas mais elevadas, a planta floresce mais rapidamente. A cultivar de alface crespa conhecida por Leila apresenta tolerância ao florescimento precoce.


Sua haste floral mede até 1 metro de comprimento e contém pequenas flores amarelas, com as pétalas fundidas em lígula.


Quando a alface floresce, se torna inadequada para consumo.

O fruto é simples, seco e indeiscente, do tipo aquênio, com 3 a 4 mm de comprimento e apresenta uma estrutura chamada papus (ou papilho), que é uma modificação do cálice durante o desenvolvimento da flor. No caso da alface, o cálice se modifica em filamentos brancos e alongados. Essas estruturas acompanham o fruto na sua dispersão pelo vento - um exemplo desse tipo de dispersão é encontrado no Dente-de-leão (Taraxacum officinale).


Cada fruto contém uma semente, de coloração branca, amarela, cinza ou marrom, dependendo da variedade.


A alface se tornou ainda mais popular através da técnica de cultivo chamada hidroponia, onde as raízes da planta não têm contato com o solo, mas recebem uma solução balanceada de água e nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.



Por: Patrícia Dijigow


2.494 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Veja nossa seleção especial de livros e gravuras

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

Não temos nenhum produto para mostrar no momento.

bottom of page